Atividade escolar 5º e 6º ano: Alterações Climáticas

As alterações climáticas são uma preocupação da sociedade e da comunidade científica, o alerta para as responsabilidades humanas, para o que acontece ao nosso planeta e, consequentemente, às várias espécies, deve ser alertado desde cedo. Com base nessa missão, a RAEGE-Az juntou-se ao Expolab para a coordenação de uma atividade escolar, junto dos alunos do 5º e 6º ano da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, público escolhido devido ao plano de estudos nesse grau académico.

Após uma breve apresentação sobre o que são as Alterações Climáticas, o que as provoca, o que acontece aos ecossistemas e, consequentemente, aos animais e, ou questões como o efeito de estufa, colocou-se em prática três experiências com os alunos que comprovavam tudo o que havia sido explicado na apresentação.

Figura 1: Experiência 1- Comprovando o Efeito de Estufa

Numa primeira experiência, foram aquecidos, usando uma lâmpada incandescente, 3 recipientes com terra: 1 sem tampa, 1 com tampa, 1 com tampa e plástico preto a envolver (figura 1). Os três recipientes eram colocados à volta da lâmpada por 5 minutos, todos com termómetros, para que fosse possível captar a temperatura no seu interior e para que fosse visível, para os alunos, que os recipientes com efeito de estuda (simulado) subiam a temperatura mais rapidamente, principalmente, o recipiente com cobertura plástica, simulando uma concentração grande de gases de efeito de estufa.

Na segunda experiência, eram apresentados dois recipientes, num os alunos colocavam apenas bicarbonato de sódio e no outro eram desafiados a criar um gás com efeito de estufa, misturando o bicarbonato de sódio com vinagre (figura 2). Mais uma vez, esses dois recipientes foram expostos a calor (luz) por 5 minutos, com termómetros, para que os alunos conseguissem ver o aumento da temperatura e comprovassem que o recipiente com gás de efeito de estufa, a temperatura aumentava mais rapidamente e retinha o calor por mais tempo, fazendo a analogia ao que acontece, na realidade, no nosso planeta.

Figura 2: Experiência 2 - Provocando o Efeito de Estufa

A terceira, e última experiência, incluía um dos propósitos da Estação RAEGE de Santa Maria, a contribuição para os estudos das Alterações Climáticas. Com esta atividade explica-se, ainda que de forma muito básica e genérica, como é que os dados captados contribuem para este tipo de estudos.

Figura 3: Experiência 3: O contributo da RAEGE nos estudos das Alterações Climáticas

Como ilustra a figura 3, colocamos uma placa de madeira com uma folha branca na extremidade de uma mesa, essa placa simula o radiotelescópio. Na outra extremidade, colocamos um laser, que simula uma fonte (quasar) e, entre a placa de madeira e o laser, colocamos dois recipientes: um com água limpa, que simula a atmosfera limpa, e outro com óleo alimentar, que simula a atmosfera na presença de gases com efeito de estufa em quantidade.

O comportamento que a luz, emitida pelo laser, apresentava foi a base da explicação. A luz projetada na placa de madeira, quando o recipiente entre o laser e a placa de madeira era a água, atingia um determinado ponto que era marcado por um dos alunos, quando mudávamos o meio para o recipiente com óleo alimentar, apesar de mantermos imoveis todos os outros objetos, o ponto desviava-se da posição inicial devido à refração da luz.

Depois dos alunos observarem este comportamento, era dada uma breve explicação de como é que isso nos podia ajudar na contribuição para os estudos.

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