Outros Projetos

Space Surveillance and Tracking (SST)

O SST (Space Survey and Tracking – 8.º programa quadro europeu multianual 2014 – 2020) é um programa europeu que visa garantir capacidade própria de monitorização, caracterização e seguimento de objetos que, deslocando-se em órbitras próximas à Terra, possam constituir um perigo real para as infraestruturas espaciais, para as missões de acesso e deslocação no espaço e para a segurança dos cidadãos por via da entrada na atmosfera desses mesmos objetos.

Para mais informações :

Space-based multi-band astronomical Variable Objects Monitor (SVOM)

O projeto SVOM (Space-based multiband astronomial Variable Objects Monitor) é uma missão espacial chinesa/francesa dedicada à deteção e estudo de explosões de raios gama (gamma-ray bursts), normalmente associadas à explosão de estrelas de grande massa ou à coalescência de corpos extremamente densos como estrelas de neutrões ou buracos negros. Estas explosões são consideradas os eventos mais brilhantes e energéticos do universo desde o Big Bang, daí o seu grande interesse para as áreas da astrofísica e cosmologia.

A antena SVOM é uma antena VHF terrestre que irá receber dados do satélite SVOM relativamente a alertas de deteção de raios gama. Esta rede de antenas também será usada para transmitir em quase tempo-real uma parte dos dados científicos.

Este projeto é uma colaboração entre a Agência Espacial Chinesa (CNSA), a Academia de Ciências Chinesa (CAS) e da Agência Espacial Francesa (CNES). O satélite SVOM está planeado para ser lançado no final de 2021 tendo um período de missão nominal de 3 anos.

Para mais informações: 

Copernicus Relays

O Coopernicus Relays existe desde o primeiro trimestre de 2017, no âmbito da Estratégia Espacial para a Europa. De forma a coordenar e promover atividades em torno do programa Copernicus mostrando os seus benefícios e oportunidades para residentes e empresas locais, a Comissão Europeia criou uma rede de embaixadores Copernicus dos quais a RAEGE-Az faz parte.

É dever dos embaixadores garantir, a nível local e regional, que as necessidades dos utilizadores são integradas no programa de forma a maximizar a sua utilização a nível local e operacional.

Esta rede é uma ferramenta vasta de iniciativas concebidas para prestar informação sobre o programa e responder a quaisquer preocupações dos cidadãos sobre o acesso aos dados e informações Copernicus. Para além disso, também são responsáveis pela divulgação das oportunidades criadas pela Comissão destinadas a apoiar o desenvolvimento de aplicações inovadoras e novos modelos de atividade.

Para mais informações: 

pt_PTPT