No dia 7 de dezembro 2021, Paulo Faustino, repórter do jornal Açoriano Oriental, visitou a Estação RAEGE de Santa Maria. Durante a visita, foi explicada a importância de Estações Geodésicas Fundamentais como esta junto da sociedade e da comunidade (local e internacional).
Esta notícia realça o ano de 2021 como um marco importante para a Estação RAEGE de Santa Maria, isto porque foi possível voltar, em maio de 2021, o regresso às observações IVS (International VLBI Service for Astronometry and Geodesy) depois de um período intenso de reparações no radiotelescópio da estação. O trabalho desenvolvido com os parceiros, a possibilidade de pôr em prática algumas parcerias depois da situação pandémica de 2020 que impossibilitou, nesse ano, a ida dos alunos do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IASTRO), foi em 2021 que se concretizou a parceria com a Universidade que havia criado uma cadeira de Radioastronomia resultado desta parceria, que permite aos alunos de mestrado a ida à Estação e disponibilização de tempo de observação in loco. Sem descurar outras universidades parceiras da Associação RAEGE Açores como a Universidade dos Açores, do Porto e da Beira Interior, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, o Colaboratório para as Geociências e o Instituto de Telecomunicações.
Francisco Wallenstein em entrevista refere que “Finalmente temos equipa e há muitos projetos na mira. Estamos só a começar”
Reportagem e entrevista completa, aqui.