Instalação do novo recetor VGOS

A Estação RAEGE de Santa Maria (RAEGSMAR) foi equipada recentemente com um novo recetor VGOS de alta tecnologia. O radiotelescópio desta estação, com um paraboloide de 13,2m de diâmetro, estava equipado anteriormente com um recetor tri-banda (S/X/Ka) até outubro passado e que nos permitia participar nas sessões IVS R1/R4 desde maio de 2021.

Durante o mês de outubro, a estação RAEGE Santa Maria foi palco de intensos e emocionantes trabalhos de integração na rede VGOS, com a instalação deste novo recetor. A instalação deste equipamento de alta tecnologia, permite à estação melhorar os dados de VLBI e, dessa forma, caminhar ao lado das mais prestigiadas instituições, observatórios e estações na procura do objetivo de precisão de 1 mm e precisão de 0,1 mm/ano do Comunidade de Geodesia Espacial.

Ao longo de duas semanas, uma equipa de 5 engenheiros do Observatório de Yebes, juntamente com a equipa local de 10 pessoas da RAEGE Santa Maria instalaram com sucesso o novo recetor e os novos equipamentos de backends: um DBBC3, dois MARK6, conversores descendentes de banda base e um novo sistema de medição de atraso de cabo (CDMS).

pt_PTPT