A RAEGE-Az integra um novo projeto de investigação sobre a dinâmica interna do planeta coordenado pela Universidade da Beira Interior (UBI).
Designado por projeto GEMMA, este centrar-se-á na região da Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde), um laboratório natural para estudar muitos dos processos que controlam a dinâmica interna de todo o planeta, e será executado entre 2022 e 2024.
Rui Fernandes, docente da UBI e coordenador do projeto, refere ao jornal Público que para a construção dos modelos geodinâmicos, serão feitas observações geodésicas de forma a monitorar os processos geofísicos lentos. Estes métodos geodésicos permitem quantificar mudanças na superfície da Terra à escala milimétrica e detetar pequenas variações no seu interior.
O objetivo é encontrar novas soluções geodinâmicas para explicar as forças e processos que atuam na região da Macaronésia e a investigação terá implicações para a gestão de riscos geológicos e de recursos. Esta informação é útil para aplicações como: navegação, engenharia e estudos do nível do mar.