A REFAG, acrónimo para Reference Frames for Applications in Geosciences, é uma conferência internacional que acontece de 4 em 4 anos e que tem como principal objetivo reunir docentes, entidades públicas e privadas com cientistas de todo o mundo de forma a discutir os referenciais geodésicos. Este congresso contou com a participação de 104 pessoas, de 22 países distintos apresentando um total de 88 estudos.
Mariana Moreira, engenheira Aeroespacial na estação RAEGE de Santa Maria, deslocou-se à Grécia para participar na última edição desta conferência internacional. Durante o seu tempo de antena, apresentou um estudo que consiste na comparação do mais recente referencial terrestre internacional (ITRF2020), oficialmente lançado há 6 meses, com o antecessor ITRF2014.
A análise foi feita através da comparação dos Parâmetros de Orientação da Terra (como é o caso, por exemplo, da duração do dia e da noite) utilizando dois referenciais.
Esse estudo consiste na comparação do mais recente referencial terrestre internacional (ITRF2020), oficialmente lançado há 6 meses, com o antecessor ITRF2014. Este estudo é importante para analisar os efeitos da utilização de diferentes referenciais e investigar se existe melhoramento da precisão dos resultados.
Este trabalho foi desenvolvido pelo Grupo de Análise RAEGE, em parceria com Instituto Geográfico Nacional de Espanha e Universidade de Alicante.