Participação da RAEGE na escola VLBI e conferência IVS

A equipa de investigação e desenvolvimento participou, na quarta edição do IVS (Internacional VLBI Service) VLBI (Very Long Baseline Interferometry) Training School para VBLI Geodésico e Astronómico, dos dias 22 a 25 de março de 2022, três anos após a última edição, em 2019, na Gran Canária. Também marcaram presença na 12th IVS General Meeting, de 28 a 31 de março.

A Escola VLBI começou por apresentar quais as motivações que levam a comunidade científica a utilizar a técnica VLBI para obter dados cruciais para a Geodesia e Geociências. Houve espaço para partilhar informação detalhada sobre os dados VLBI: desde fontes observáveis à gravação e partilha dos dados com os Correladores. Após uma visão global sobre VLBI Geodésico, o foco foi a Radioastronomia! Foi partilhada uma apresentação muito elusiva e interativa sobre como criar uma imagem de fontes astronómicas a partir dos dados VLBI. Uma vez explicadas todas as motivações e tecnologia, a escola avançou com uma espantosa panorâmica da Programação e uma demonstração prática do software VieSched++ utilizado para criar os planos das sessões de observação em rede. No último dia de formação, o principal tópico foi a modelação e análise dos dados de VLBI.

Após uma semana intensiva de formação sobre VLBI, seguiu-se para mais uma semana de trabalho com a 12ª Conferência Internacional IVS. Durante a conferência, a comunidade de VLBI tem a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido tanto nas estações bem como expor estudos científicos. Os temas abordados passaram por várias áreas, como: Desenvolvimento Técnico das Estações, Observações, Operações e Correlação, Estrutura de dados, Planeamento e Análise estratégica, Interpretação dos resultados do VLBI nas áreas das Geofísica, Geodesia e Astronomia e o seu uso para definição dos referenciais internacionais.

A equipa RAEGE Santa Maria marcou a sua presença com duas participações na conferência. João Salmim Ferreira apresentou o trabalho e o desenvolvimento da Estação RAEGE de Santa Maria dando conhecimento à comunidade internacional dos avanços tecnológicos em Santa Maria. Numa vertente mais científica, a segunda apresentação, com o título “Análise das sessões VGOS: Avaliação da performance com diferentes software”, dedicou-se ao desenvolvimento de testes recorrendo a diferentes software afim de estudar as dificuldades no processamento de observações com elevada taxa de dados. Este tipo de estudos é deveras importante para a comunidade científica, uma vez que prevê a melhoria na instrumentação que, consequentemente, visa a obtenção de produtos geodésicos mais precisos.

pt_PTPT