No próximo dia 11 de outubro (entre as 9h-11h, hora dos Açores) irá realizar-se um workshop online com o tema “Influência do Clima Espacial na ionosfera e principais ameaças aos Serviços GNSS: Foco no território Português” organizado pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço/Universidade de Coimbra (IA-UC). Este workshop surge no âmbito do projeto de investigação PRIME (Portuguese Regional Ionosphere Model), do qual a RAEGE-Az faz parte como parceiro.
Clima Espacial é um termo genérico para fenómenos observados no espaço próximo à Terra (magnetosfera), na atmosfera terrestre (ionosfera e baixa atmosfera) e até mesmo na alta litosfera relacionados a variações da atividade solar (erupções solares, ejeções de massa coronal, etc.) e meio interplanetário. Os fenómenos considerados como Clima Espacial são um dos principais impulsionadores das perturbações ionosféricas que, por sua vez, podem afetar drasticamente a qualidade do sinal entre um dispositivo terrestre e os satélites GNSS (Global Navigation Satellite System).
Este workshop abordará os seguintes temas:
- Resposta ionosférica a eventos climáticos espaciais
- Gradientes de conteúdo eletrônico total (TEC)
- Cintilações ionosféricas
- Novos modelos para previsão de parâmetros ionosféricos.
As inscrições são gratuitas está abertas até 9 de outubro de 2023 através do link: https://forms.gle/EN7MYNqXGnvaXUrH6
Estão atualmente a ser desenvolvidos dois projetos de investigação no IA-UC que visam estudar as variações da ionosfera provocadas pelo clima espacial no território português (Portugal Continental, Açores e Madeira) e as suas possíveis consequências para os utilizadores e operadores de serviços baseados em GNSS. O objetivo do workshop é a divulgação dos resultados preliminares destes projetos a uma ampla comunidade de operadores e utilizadores de serviços baseados em GNSS.
Informações adicionais:
https://iaspaceweather.wixsite.com/home/en